O mercado de luxo em uma única plataforma!

Montblanc homenageia mitos e lendas do oriente

O mistério de signos e símbolos em canetas dedicadas ao Ano do Galo

03/12/2020
foto: reprodução

Em 2015, a Montblanc introduziu duas novas coleções a sua produção. A “Signals and Symbols”, composta pela “Lenda dos Zodíacos”, é um instrumento de escrita anual inspirado pelo signo do zodíaco do ano seguinte. A “Journey Among Dragons”, por sua vez,  é uma linha que celebra as criaturas míticas e seu grande poder. Por isso, todos os anos, durante 12 anos, ou seja, até 2027, a Maison vai editar um instrumento de escrita para marcar o zodíaco daquele ano e uma edição especial em homenagem aos dragões.

De acordo com a lenda dos zodíacos, o Imperador de Jade realizou uma corrida para todos os animais em seu reino, prometendo os primeiros doze que atravessassem o córrego que seriam chamados os animais do zodíaco. Após a introdução do macaco como o primeiro animal da coleção Montblanc Lendas do Zodíaco, 2017 vê a chegada do ano do Galo com um instrumento de escrita projetado para refletir a influência moderna da cultura oriental. A representação gravada à mão na tampa de prata é uma descrição detalhada dos atributos de um animal conhecido por sua confiança, coragem e natureza trabalhadora. Contrastando com a tampa de prata, o corpo de laca preta do instrumento de escrita simboliza o “rei das cores”, uma referência ao status que o preto assumia na cultura do antigo Leste Asiático como a mais honrada das cores. O símbolo do zodíaco é elegantemente gravado na pena de ouro sólido Au750 revestida de ródio, enquanto o topo da tampa apresenta os anos de nascimento relevantes para o galo. Coroando a edição limitada, o cone é decorado com um citrino facetado, a pedra com o amarelo característico do galo. Trazendo boa sorte adicional para o ano, o número de limitação especial da Rooster Limited Edition 512 é uma celebração ao número da sorte 8 multiplicado três vezes e somado. 

Ao longo dos séculos, mitos e lendas retratam o dragão do Leste Asiático em uma multidão de figuras com seus inúmeros traços. Alguns desses dragões cristalizaram esses mitos para se tornarem os mais importantes entre os seus. Entre eles, Jiaolong, o Dragão da Água, é um dos mais antigos na mitologia do Leste Asiático e muitas vezes referido como o deus dos animais da água. A lenda diz que se ele anda na água, sua alma está em pleno vigor, mas quando ele é privado desse elemento essencial, sua alma declina.

Para comemorar o dragão deste ano, o dragão da água é meticulosamente gravado à mão no molde da tampa de prata esterlina Ag925 da caneta-tinteiro, enquanto a pena de ouro champanhe maciço Au750 foi decorada com uma fina gravura do segundo dos nove filhos do dragão. No topo da edição limitada resplandece o emblema Montblanc feito de madrepérola e ônix preto coberto com um vidro de safira. Na base do instrumento de escrita, uma ametista facetada, a pedra típica do dragão, enriquece elegantemente o cone. O corpo  vermelho lacado é uma referência à cor comumente usada para a boa fortuna na cultura asiática, uma cor simbólica que complementa os preciosos acessórios de ouro champanhe Au750 ouro. Limitada a apenas 88 peças em referência à sorte que vem do número 8, a obra-prima de “A Journey Among Dragons” traz à vida o espírito moderno da cultura oriental, através do artesanato mais fino e o design elegante.

 

Fonte: vip.abril.com.br/estilo

Gostou? Compartilhe esse artigo:

ARTIGOS RELACIONADOS