O mercado de luxo em uma única plataforma!

A reinvenção das lojas no mercado de luxo

As lojas especializadas em artigos de luxo demoraram a abraçar o comércio eletrônico e a inovação digital. No entanto, a situação está começando a mudar, de acordo com dados coletados pela Revista Exame, as compras online no mercado de luxo renderam US$ 58 bilhões em 2020.

22/06/2021

Tal número demonstra uma mudança de atitude: se antes a maioria das boutiques e grifes resistiam ao e-commerce, agora estão aderindo às plataformas digitais para reinventar suas formas de venda. E isso se deve principalmente ao novo comportamento do consumidor.

 

Segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, 40% das mulheres da classe alta no Brasil estão preferindo comprar pela internet, 23% mantêm o volume de consumo de antes da pandemia e 12% são novas compradoras do comércio eletrônico, ou seja, quase 80% das consumidoras de maior poder aquisitivo estão comprando à distância.

 

Experiência online e offline

 

Embora as lojas virtuais tenham conquistado a preferência de muitos clientes, ainda há aqueles que não abrem mão de experimentar produtos e conferir seus benefícios em uma autêntica loja física. Por isso, a combinação de experiências online e offline tem sido a grande aposta dos varejistas de luxo.

 

O objetivo é mesclar um ambiente físico com atendimento personalizado e serviços experimentais, além de um ambiente digital com facilidade e rapidez na compra. Assim, é possível atender as demandas de todos os tipos de consumidores, unindo o melhor dos dois mundos. 

 

Vale ressaltar que muitos clientes utilizam tanto o ambiente físico como o digital em uma única compra. Por exemplo, é bastante comum que o consumidor experimente um produto na loja física e deixe para concluir a compra na loja virtual. 

 

Daí a importância de investir em uma experiência multicanal, oferecendo espaços online e offline que se complementam.

 

Vantagens de aderir ao e-commerce

 

Em uma época em que o tempo é cada vez mais escasso, as compras online proporcionam uma enorme economia de horas para o consumidor. Não há necessidade de sair, fazer compras na loja, esperar na fila e depois voltar para casa, quando é possível acessar uma variedade maior de produtos a um preço mais baixo no conforto de casa.

Além disso, para as lojas de luxo, as plataformas de comércio eletrônico são uma excelente oportunidade de expansão de negócios. Isso porque elas ficam abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem fronteiras geográficas. Desse modo, é mais fácil vender para regiões remotas e alcançar um público de outros estados ou até de outros países.

 

Fidelizando o consumidor de luxo no e-commerce

 

Para garantir a retenção de clientes no comércio eletrônico, é importante preparar-se para prover um atendimento personalizado mesmo à distância. Também é essencial embalar o produto com cuidado, certificando-se de que ele chegará em perfeito estado para o consumidor final.

Contar com uma plataforma segura, embasada em recursos tecnológicos de última geração é outro detalhe que aumenta a fidelização de consumidores e o seu sucesso no mercado de luxo online.

A Webluxury, por exemplo, é uma opção de plataforma para negociar produtos de luxo com total transparência e seguridade, sendo uma excelente alternativa para lojas que desejam ingressar no mercado virtual.

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